quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

[Análise] O Impossível

 Com um enredo consistente e dois premiados de holywood encabeçando o elenco - Naomi Watts (King Kong) e Ewan McGregor (Moulin Rouge) -  temos um relato humano e trágico sobre a maior tragédia contemporânea: O Tsunami do Oceano índico de 2004.  Prepare-se para se chocar com a brutalidade da natureza que nos cerca e se emocionar com a solidariedade e força humana em meio ao caos.Conheçam uma história Impossível.

O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.



Sem dúvida foi um dos filmes mais fortes que já vi na vida. O impacto emocional que "O impossível" provoca em seus espectadores é devastador; nem mesmo é possível ficar tranquilo nos primeiros minutos de calmaria que precedem a tragédia. A forma como tudo nos é apresentado no início já nos coloca em uma posição defensiva, em uma agonia terrível e crescente; afinal, sabemos o que vai acontecer com aquelas milhares de vidas, felizes por passarem um natal diferente na costa da Tailândia.

A cena em que a onda avança sobre o Resort em que a família protagonista esta hospedada é incrível, de deixar o espectador de queixo caído e com os pelos da nuca eriçados. A força da água devasta tudo o que há pela frente, mesmo assim...o desespero é tão verossímil que é chocante. 


Não há uma cena sequer que seja carente de emoção ou de expectativa. Saber que aquelas cenas transmitidas na tela, de certa forma, foram vividas por pessoas reais é um baque tremendo. É um filme que você se desespera junto das personagens - uma das cenas que definem isso, ao meu ver, é logo após a gigante onda passar pelo resort, quando mãe e filho - milagrosamente - se avistam enquanto são levados pelas águas, lutando bravamente para tentarem chegarem próximos um do outro. Ou talvez a cena em que Henry (McGregor) finalmente consegue contato com um parente na Inglaterra e desaba ao confessar que não tem a menor ideia de onde sua família possa estar - a cena é intensa não pela impotência da personagem, mas pela atuação profundamente real que McGregor entregou ao público.

O Impossível não é um filme para ser escolhido quando se quer um "entretenimento leve". Foi um dos filmes que mais senti na pele o terror das personagens. A atuação impecável de todos atores, incluindo as três crianças, desencadeiam  facilmente essa constatação de qualquer um. Apesar de ter tido um orçamento que seria risível para as grandes obras cinematográficas norte-americanas, "Lo Imposible", no original, prova que dinheiro não é sinônimo de qualidade. Com apenas 30 milhões de euros gastos, os efeitos especiais e a cenografia são fantásticos.

Embora seja visto a primeira vista como mais um filme-catástrofe, "O Impossível", surpreende e rompe com esses estereótipo por não abusar tanto do sadismo quanto do bom senso. É uma história real que está sendo vista ali na tela, é incrivelmente visceral. O diretor não poupou esforços para fisgar o espectador  com cenas de solidariedade e compaixão. É daqueles filmes que o silêncio na sala é palpável, mesmo quando o filme emudece; a não ser, é claro, pelos barulhos contidos de choro do público. Com diversas outras características positivas, "O Impossível", é mais uma prova de que há vida fora de Holywood.

2012 foi uma grata surpresa no quesito cinematográfico ou, de alguma forma, minhas escolhas foram sempre bem certeiras. Fechei o ano com um filme inesquecível, crente de que todas aquelas situações poderiam ser passíveis de acontecer comigo, com você, ou com qualquer um...mas que até hoje é uma ferida profunda somente na vida de milhares de famílias dos sobreviventes e das 230 mil vidas que não conseguiram aguentar a brutalidade da natureza.


3 comentários:

  1. Só pelo trailer já deu para ver que vai ser um filmasso, e estou mtuuuu curiosa para assisti-lo :)
    FELIZ ANO NOVO!! :D

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está coberta de razão, realmente é um grande filme! hahaha
      Espero que consiga assisti-lo no cinema, tenho certeza que a experiência é muito melhor lá rss
      Feliz ano novo pra você também! =D
      Um ótimo 2013

      Beijos,
      Lucas

      Excluir
  2. Nossa! Esse filme parece ser realmente fantástico! Uma amiga minha me recomendou e desde então quero vê-lo. Pena que não estreou aqui na minha cidade. =/
    Enfim, ótima resenha! Seu texto ficou muito bom. Gostei bastante.

    blog-exlibris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir