quarta-feira, 12 de setembro de 2012

[Especial] Country americano: O poder de "cantar" histórias (+ explicações)

Boa noite, pessoal! Espero que todos estejam ótimos nesta noite de quarta feira. Eu sei que estou um tanto quanto ausente, mas espero que todos entendam este meu desaparecimento repentino. O fim de ano chega, as responsabilidades ficam um "pouco" mais apertadas - ainda mais se você é um animal estranho que se chama "vestibulando". Bom, mesmo assim eu não irei abandonar meu trabalho por aqui e continuarei postando. Por isso, continuem de olho; e, por favor, permaneçam me apoiando!Muito obrigado! ;]




Agora, continuemos com nossa "programação" normal.



O que vem a sua mente quando você ouve a palavra "Country"? Vaqueiros, velho oeste, rodeio, Ângela Bismarck?Eh.. Bem, espero que a última não seja um sinônimo de country pra ninguém. Muitos pensam nas populares festas brasileiras que temos por aqui - é o nome yankee que damos ao nosso popular "sertanejo".

Bem, hoje o assunto não vem, por exemplo, do interior de Gôiania e sim das terras quentes e sulistas do Alabama, Texas, Arkansa, Mississipi, Louisiana... Isso mesmo, o tema hoje é o "Country norte-americano".


Como de costume, deixarei algumas dicas desse gênero que é muito presente em qualquer playlist minha - sou um fã inveterado. Alguns podem pensar no country como um gênero caipira, regado de cerveja quente e solos delirantes de banjo...mas não. Vai muito além disso. O country tem o poder de se mascarar em subgêneros muito sutis. Já ouviu Eagles? Quem sabe Bob Dylan ou The Byrds? Eles são um exemplo do gênero country, você sabia?  O sub-gênero das conhecidas lendas é o Country Rock, que fez muito sucesso na década de 70. Há uma variedade incrível de subgêneros como Bakersfield Sound, o Bluegrass, o Nashville Sound ,o Neotraditional Country, o Outlaw country, o Texas Country, entre outros.



Para não me estender muito no assunto e dar a oportunidade de vocês curtirem alguns títulos. Hoje o tema será o Country contemporâneo. Aquele mesmo que você ouve achando que é música pop ou um rock carregado de violinos. O country se modificou muito desde sua criação, podemos assassinar qualquer fã com a analogia que irei dar - mas que ficará um pouco mais simples de entender a magnitude da mudança - o country atual está para o country tradicional como o sertanejo de raiz está para o sertanejo universitário. Inclusive rola aquela discussão de geração "Na minha época...". O fato é que a indústria fonográfica virou, na linguagem mais chula possível, um bacanal; cada gênero influencia o outro e é assim que, ainda, caminha a humanidade.



Se você quer conhecer um pouco mais da música Country de uma maneira mais voltada para o entretenimento. Bem, você pode utilizar-se dos fiéis seriados de TV - eles adoram o gênero. Atualmente temos Hart of Dixie como a de maior influência ao nos apresentar a música sulista atual; em breve teremos Nashville ( que, se tudo der certo, conseguirei acompanhar) e não podemos nos esquecer de um inusitado: True Blood. Sim, os vampiros de Lousiana sempre nos deixam boas músicas country em seus epísódios (mesmo que seja apenas em seus créditos).



O que mais me atrai no gênero é a capacidade incrível de contar histórias através da música. Não é uma letra que faz sentido apenas, ela tem começo, meio e fim - é uma crônica cantada! encontramos muito disso no Country e você poderá conferir alguns exemplos logo mais.



Bem, vamos às dicas; espero que possa despertar um interesse maior em você que chegou até esta parte do post e não pegou no sono! ;]

Confiram:

Sugarland
 A dupla de ouro dos tempo atuais. Sugaland consegue emplacar quase qualquer lançamento que disponha ao público americano. O carisma da vocalista dá um toque interessante à musica em geral.



Lady Antebellum
 Conhecida mais pelo sucesso "Need you now" (uma das poucas músicas country que podemos encontrar em nossas rádios), a banda é também um grande sucesso nos EUA. Ganhadores de diversos prêmio da música, apelam também para as letras narradas.



Chris Young
 Ganhador do reality musical "Nashville star", com uma carreira recente no grande circuito fonográfico do country. Ainda tem trabalhado com músicas de diversos subgêneros.



Gloriana
Banda com um dueto misto fantástico! É outro exemplo de artistas que dão uma vida diferente às histórias narradas nas letras de suas músicas.


The band perry
 The Band Perry por muito pouco já não apareceu aqui pelo Apanhador, "If I die young" seria uma das minhas escolhas para integrar a minha própria soundtrack de Jogos Vorazes, que divulguei AQUI pra vocês.  Seu ritmo é mais suave.



Scotty McCreery
 Ganhador da 10ª edição do American Idol, é um dos cantores country com o grave mais acentuado que podemos encontrar atualmente. Eu não sei como uma mulher conseguiu parir alguém com aquelas cordas vocais. Parece que sua carreira não será nem um pouco breve (ainda assim preferia a 2ª colocada, Lauren...).


Josh Abbott Band
Descobri recentemente a banda através dos meus seriados. Apresenta bons vocais, ainda não consegui me interar totalmente sobre ela...mas "Touch" é um belo de um carro chefe.


Love and Theft
 No estilo dupla sertaneja de nome com uma fonética agradável (ou não). Love and Theft cria um ritmo country misto - lembrando muito os consagrados, sem deixar de colocar modernidade às suas letras.



Toby Keith
 Dono das músicas chauvinistas. Pode não ser tão contemporâneo assim, mas mereceu figurar nesta lista por ser um dos grandes nomes que me apresentaram à música country. Já é uma prévia dos tempos mais antigos do country que vocês encontrarão (talvez) em uma continuação do tema.


4 comentários:

  1. Eu curto Country #GOSH...
    Lady Antebellum é muito bom, adorei saber mais sobre o tipo de música e adorei as dicas de novos músicos, alguns eu não conhecia!!

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito ruim pra descobrir quando uma banda é country ou não rsrs, fiquei surpresa com Lady Antebellum e Scotty Mccreery, nem sabia que ele tina sido do american idol, a desinformada.
    rsrs ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. SIMPLESMENTE ADOREIIII, tai, não conhecia uma boa parte das pessoas citadas no post, parabéns, muito bom.
    Seguindo.

    http://planetabook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que gosto das músicas countrys mais animadas.
    Através da trilha sonora de um filme (sim, sou viciada nas soundtracks), descobri a dupla "Big & Rich" e adorei :)
    Das bandas citadas acima eu não conhecia nenhuma (só tinha ouvido fala da Lady Antebellum), e adorei a música que vc colocou da banda "Gloriana" '-'

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir