quarta-feira, 29 de agosto de 2012

[Crítica] O vingador do futuro

Após quase dez anos sem ter contato com a história, sentei-me em uma cadeira de cinema para conferir um remake, no mínimo, muito nostálgico. Quem não se lembra daquelas tardes (ou noites) na televisão aberta com filmes verdadeiramente descentes?  Um dos mais cult/geek podia ser visto com tanta intensidade quanto "A Lagoa Azul" - na realidade, qualquer filme que tivesse seu protagonista (e fisiculturista) original era reprisado sem descanso. Bem vindos aos primórdios da distopia, conheça a nova face de "O vingador do futuro"

"Bem-vindo a Rekall, a companhia que pode transformar seus sonhos em memórias reais. Para um operário de fábrica como Douglas Quaid (Colin Farrell), embora tenha uma bela esposa (Kate Beckinsale) que ele ama, a viagem pela mente soa como as férias perfeitas de sua rotina frustrante - memórias reais de uma vida como super-espião pode ser exatamente o que ele precisa. Mas quando a operação dá horrivelmente errado, Quaid se torna um homem caçado. Perseguido pela polícia - controlada pelo Chanceler Cohaagen (Bryan Cranston), líder do mundo livre - Quaid se alia a uma rebelde (Jessica Biel) para encontrar o líder da resistência do submundo (Bill Nighy) e derrotar Cohaagen. A linha entre a realidade e a fantasia fica turva e o equilíbrio de seu mundo está em risco, à medida em que Quaid descobre sua identidade, seu amor e seu destino reais."


Tinha boas expectativas em relação ao filme, tanto por causa dos bons comentários que ouvi de conhecidos quanto pelas imagens que vi durante suas gravações, e posso dizer com convicção que não me decepcionei em qualquer momento. A trama é complexa, quem está procurando um filme para esfriar a cabeça deve saber que escolhendo "O Vingador do futuro" estará dando um tiro no próprio pé, ou no próprio bolso.

Temos Colin Farrell substiuindo o lendário - e senhor ex-governador da Califórnia - Arnold Schwarzenegger nesta segunda chance dada ao filme. Foi uma troca razoável, diga-se de passagem; não tivemos tantas cenas impagáveis de atuação hilária como no original.O filme apresentou um ritmo de ação inabalável, que provoca o espectador com suas reviravoltas e cenas eletrizantes.

Sabemos que o homem pouco sabe como será a tecnologia daqui a 5 anos, imagine daqui algumas décadas. No filme fomos apresentados a elementos já vistos em outros longas futuristas - como por exemplo a rodovia eletromagnética de Minority Report; e as zonas mortas pela radiação, como em tantos filmes do gênero.

Mais de 20 anos separa a obra original da atual, e mesmo assim os roteiristas conseguiram tirar grande proveito de muito do que vimos nos anos 90. O trash foi substituído pelo sofisticado; e muitas cenas que  provocariam risadas ao espectador, agora o impressionam. muito foi mudado para se comportar ao cinema atual. Logo de início vemos que o cenário não será mais Marte, e sim o próprio Planeta Terra que foi praticamente devastado por guerras nucleares. Além disso, esqueça o humor e as cenas grotescas de alienígenas que viraram um clássico da ficção científica; desta vez temos um filme muito mais sombrio, sério e, na medida do possível, pretensioso - mas que, mesmo assim, não conseguiu superar seu original. Entretanto, ainda podemos encontrar cenas icônicas do filme de 1990, como a prostituta de três seios e o transmutador de face - figurinhas  presentes e que deixam um ar saudosista aos fãs do original. Confira o trailer do original:


Lembrava-me pouco do enredo, mas conforme o filme foi se desenrolando alguns fragmentos voltavam à minha mente; logo pensava "nossa, como o original soa piegas agora". A tecnologia cinematográfica que temos em mãos hoje possibilitou "O vingador do futuro" nos entregar um cenário futurista belíssimo, cheios de detalhes e características próprias. Além disso, a forma como a trama original foi captada no novo filme é digna de notabilidade.

O destaque do filme...bem, não é bem um elogio, mas certamente quem se destacou foi Kate Beckinsale dando uma nova visão ao batido estereótipo da vilã-caçadora implacável e psicótica - sério, eu cheguei a ter medo daquela mulher; é a clássica vilã "nãomorrodejeitonenhum".

O  elenco teve uma atuação competente. Não sei se consigo julgar integralmente o desempenho dos atores e atrizes, o filme não nos sava esta oportunidade. Com cortes de cenas e diálogos extremamente rápidos - para provocar a sensação de ação a todos nós - o filme desafia a todos da sala de cinema a acompanhar o raciocínio pintado na tela. A dica que dou: se você gosta de colher pistas junto do protagonista, fique ligado a todas referências e cenas, por mais tola que possa lhe parecer.

Ação do início ao fim, é o que você encontrará no novo filme de Colin Farrell e antigo conhecido dos amantes do gênero. Com uma CG bem trabalhada e um enredo sólido, "O Vingador do futuro" é uma produção que encantará todos que gostam de desfrutar de uma trama dinâmica que saiba como não deixar a inteligência para trás.

3 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer: Que Cara GATO kkkkkkk
    Eu gosto desses filmes, achei interessante esse. Vou conferir :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não esperava mais desse filme, sabia que ima me impressionar já pelos trailers, que bom que vc afirmou isso rs.
    I love Minority Report for ever, um dos meus filmes preferidos, espero amar o Vingador do futuro também! ^^
    Abçs,
    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi o trailer fiquei me perguntando se valia a pena, uma vez que não vi a versão original do filme.
    Sua resenha me deixou incentivada a assistir o filme e o farei assim que puder ^^

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir