quarta-feira, 25 de julho de 2012

[Resenha #13]Você está endo vigiado, de Gregg Hurwitz


Privacidade. A principal vítima do mundo contemporâneo. Talvez chegará um tempo que ela será tida apenas como uma lembrança, um conceito há muito esquecido. Somos vigiados diariamente pelas câmeras espalhadas nos estabelecimentos comerciais, condomínios e ruas - até onde podemos chamar isto de segurança? Gregg Hurwitz nos mostra o quanto podemos perder a cada frame de gravação; "Você está sendo vigiado" é uma obra metalinguística única que potencializa todos os elementos necessários a um bom suspense. Prepare-se: nada é o que realmente aparenta ser.

Patrick Davis tinha um sonho: ver seu nome nos créditos de um filme. Mas não imaginava o preço que teria de pagar por isso. Logo depois de vender seu primeiro roteiro a um estúdio, sua vida entra em colapso. Ele não consegue se firmar como roteirista de Hollywood e, para piorar, seu casamento mergulha numa crise.Misteriosamente, Patrick passa a receber DVDs com gravações dele e da esposa dentro de casa. Após descobrir câmeras escondidas, o casal procura a polícia. Dias depois começam as ligações e os e-mails anônimos propondo um acordo para que tudo volte ao normal. Desesperado, ele não hesita em aceitar a oferta.Mas sua decisão se revela um erro. Logo ele se vê envolvido numa rede de intrigas que pode custar sua vida e a das pessoas que ama. Cada vez mais acuado, Patrick percebe que só há uma saída: superar seus inimigos ocultos no próprio jogo deles.


Patrick Davis é mais um na multidão, vítima de fracassos constantes e escolhas erradas.Ao meu ver, personagens tão brutos e deformados como estes são os mais interessantes; afinal, se lapidados cuidadosamente tornam-se muito interessantes.O problemático roteirista está longe de ser um herói de ação, o pavor que o acompanha a cada cartada ou passos decisivos que ele deve dar é bem perceptível. Apesar disso, Patrick é inteligente; sua criatividade é sua mais valiosa arma; e sua perspicácia,sua munição.

O leitor começa no escuro "por que Patrick?" é uma das primeiras perguntas a ser feita. O decorrer da trama nos mostra que, parafraseando um certo momento, nada é o que realmente aparenta ser. As pessoas por detrás do tormento de Patrick e sua esposa, Ariana, teriam tanto poder assim para brincar com a vida dos dois como se tudo não passasse apenas de uma forma barata de entretenimento? Ou talvez uma questão muito maior se esconde por detrás de tanto terror psicológico?

(GREGG HURWITZ)
Este é o segundo livro que acabei criando laços com a esposa do protagonista. Assim como em "Eu sei o que você está pensando", a esposa transforma-se em um porto seguro não só do sofrido marido, mas também do leitor. A falta de Ariana é sentida em todo capítulo em que ela não costuma aparecer, sua sabedoria feminina e humor inteligente foram pontos deliciosos do livro.

Acredito que alguns devem estar se perguntando do por que de eu dito que a obra é um exemplo claro de metalinguagem. Bem, é interessante saber que assim como Patrick vendeu o roteiro de "Você está sendo vigiado" para uma produtora fictícia na obra, Gregg Hurwitz seguiu pelo mesmo caminho ao vender os direitos de seu livro à Warner Bros - muito em breve veremos Patrick Davis ser constantemente vigiado em uma tela de cinema.   

"Num jogo de vida ou morte, a saída é usar as mesmas armas que os seus inimigos"

"Assassinatos, conspirações e mistérios" - esta é a fórmula básica para qualquer thriller. Entretanto, é a genialidade por detrás de cada reviravolta que torna "Você está sendo vigiado" um suspense memorável e que prende o leitor aos seus capítulos eletrizantes. Desta vez não teremos um detetive de sobretudo tentando conectar pistas para capturar um criminoso frio e calculista - Gregg Hurwitz pensou por outro ângulo: como um cidadão comum lidaria com um mistério que, de uma hora para outra, decidiu assolar a sua vida? 

A conclusão é tão fantástica que, dificilmente, é imaginada pelo leitor; os acontecimentos das últimas páginas em nada lembram os das primeiras. Livros que fazem o leitor viajar por milhares de teorias e, ainda assim, conseguem surpreende-lo em seu final; bem, esses, definitivamente, são os de maior respeito.

A diagramação é simples, porém bem trabalhada. Os capítulos são contínuos e possuem como marco determinante apenas o número correspondente.A capa não possui detalhes extraordinários, mas sua sobriedade mostram muito do que podemos encontrar nas páginas deste livro fascinante. 

A interconexão de fatos minimalistas e intrigantes munida à escrita dinâmica e prazerosa de Gregg Hurwitz fazem de "Você está sendo vigiado" um livro que demorará a ser esquecido por quem o ler. Em um mundo que a sociedade se diverte ao ver suas próprias falhas humanas transmitidas nos televisores pelos realities, a obra de Hurwitz serve como uma visão aterrorizante do que a falta de privacidade pode fazer às nossas mentes. Cuidado, você pode estar sendo vigiado.

Título: Você está sendo vigiado      AutorGregg Hurwitz     
EditoraArqueiro
Notas: |Enredo: 10/10 | Edição: 07/10Entusiasmo:10/10| 

6 comentários:

  1. Nossa! Já faz um tempo que estou querendo ler este livro, agora você me deixou mais curioso! Adoro livros deste gênero! Esse autor parece ser um segundo Harlan Coben!
    Até mais!

    http://www.tales-of-leo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada pelo livro, tôo querendo ele tem um tempinho, gostei do seu blog (:

    Beijos, não desista dos seus sonhos

    ResponderExcluir
  3. Interessante, parece ser legal mesmo, quero ler antes de chegar nos cinemas. Gostei de saber da importância da esposa de Patrick para ele, gosto de histórias assim hehe
    Abçs!

    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Lucas!
    Sempre me interesso pelos thrillers lançados pela Editora Arqueiro e este não é diferente.
    E são essas super reviravoltas que me fazem gostar tanto do gênero. O frio na barriga em cada momento da trama, o suspense sobre o conclusão final. Acho isso fantástico! E levando em consideração tudo que você falou Você está sendo vigiado deve ser fantástico, espero ter a oportunidade de ler ele logo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Heey amore, tudo bem??

    Ele já estava na minha lista de leitura, depois dessa resenha então. Eu achei tanto o tema quanto a sinopse intrigante. Vou lê-lo e depois te conto o que achei :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou doida para ler esse livro e com uma resenha dessa tu quer me matar de curiosidade rsrsr!
    Céu de Letras

    ResponderExcluir