sábado, 7 de julho de 2012

[Filme] ~ O Espetacular Homem Aranha

 Escrevo esta análise após ter acabado de voltar da estreia de "O Espetacular homem aranha", um dos filmes mais aguardados pelos fãs de quadrinhos, com uma sensação muito boa em relação ao reboot da franquia. Superou as expectativas? Bem, isso vocês me dirão nos comentários; minha opinião é a de que, ao meu ver, conseguiu pelo menos atingi-las.

Quem acompanhou a primeira versão do aranha ficou com um gosto terrível de deja vu em relação ao enredo deste novo universo dado ao super herói. Muito do que já vimos no primeiro filme da franquia estava de novo presente ali, com algumas adaptações ou mesmo na íntegra - estávamos vendo os mesmos fatos importantes serem recontados. Contudo, uma boa surpresa foi ver a infância de Peter explorada, inclusive com uma storyline própria para seus pais (que foram praticamente esquecidos na primeira versão).
Ao invés de seguir a mesma linha da quadrilogia original - onde tinhamos um teor um pouco mais adulto e maduro - "O Espetacular Homem Aranha" enveredou para um caminho mais juvenil. A repaginada conferiu um caráter mais colegial ao novo Peter (sai o estereótipo do nerd fotógrafo e entra o do rebelde deslocado) e conseguiu funcionar muito bem deste modo. Os efeitos especiais são bem trabalhados, mas não se destacam.Além disso, acredito que foi uma boa jogada terem investido no humor; ou seja, a produção também conseguiu entregar um divertimento interessante ao espectador.

Sim, Tobey Maguire será eternamente o Homem Aranha. Até mesmo o novo usuário do uniforme afirmou isso diversas vezes. Porém, gostei bastante da nova versão que deram a Peter Parker; ao menos o ator Andrew Garfield conseguiu fazer um trabalho suficientemente bom para abrandar muitas das comparações feitas em relação a ele e seu antecessor.O filme também nos apresenta um novo par romântico do protagonista: Gwen Stacy.Neste novo universo a veremos no lugar de Mary Jane. Emma Stone esteve muito bem no papel - a personagem já é muito carismática mesmo nos quadrinhos - mas não conseguiu superar Kirsten Dunst.

Um parenteses rápido: O quão surpreendente foi dar de cara com Sally Fields (Nora Walker em Brothers & Sisters) no papel de Tia May?Pudemos ver que muito da matriarca Walker foi usado na construção da personagem; isto era nítido a cada cena da atriz.

Os pontos negativos se encontram em clichês desnecessários (aquelas frases que até narrador de sessão da tarde poem defeito) e umas atuações um pouco duvidosas em certas cenas,ao nível de sentirmos vergonha alheia com exageros de expressões e falas deslocadas. Filmes de quadrinhos são, geralmente, bem longos; e "O Espetacular Homem Aranha" não foge a regra, mas como qualquer bom filme, não nos deixa notar a rápida passagem do tempo.

Para quem acha desnecessário ir ver "mais uma vez" a mesma história, eu insisto que dê uma chance ao filme; por mais que reconheçamos certos momentos, o reboot tem uma cara tão oposta ao original que consegue prender a atenção mesmo que saibamos qual será o próximo acontecimento. Além disso, o longa tem uma boa fórmula, sólida o suficiente para nos conduzir a uma sequencia de qualidade (Sim, nos créditos iniciais temos um gancho e uma amostra do que poderemos encontrar em "O Espetacular Homem Aranha 2").No mais, sempre achei que tivesse um favoritismo inconsciente pelo personagem; entretanto, talvez a causa da minha satisfação em relação ao filme seja a qualidade da produção -  Este foi, realmente, um reboot que valeu a pena ser assistido.


[Atualização] - A Sony confirmou que o filme é o primeiro de uma nova trilogia. O Segundo já está sendo escrito pelos roteiristas Alex Kurtzman e Roberto Orci (Stark Trek e Transformers) e a sequência deve se passar pouco depois da trama do primeiro filme.



8 comentários:

  1. O filme parece ser bom, vou procurar assistir ele, o trailer me surpreendeu e deixou-me curioso para ver como o filme ficou.

    http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, espero ir nessa semana agora. Não estão tão ansioso, o aranha não é um dos meus heróis favoritos, mas estou bem animado. Muitos são os comentários positivos sobre o filme. E claro, estou louco para poder fazer comparações com a outra franquia.
    Mas uma coisa me deixou extremamente confuso. Como assim a Emma Stone não conseguiu superar a Kirsten Dunst?! Acho essa última super sem sal e não gostava nada da Mary Jane, isso só por causa da Kisrten! E olhe que ela é RUIVA, Deus sabe como eu amo ruivas. Enfim, sou #TeamEmmaStone! ;D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    Ainda não vi o filme, mas tenho uma opinião totalmente oposta a sua. Sou fã dos quadrinhos, então nunca aceitei direito a trilogia do Raimi, gostava apenas dos vilões dele. Porém Tobey jamais foi o homem-aranha pra mim, muito apagado e com cara e jeito de perdedor, que o Peter Parker só foi antes de conseguir os poderes. E a Gwen... sempre vi a Mary Jane como uma usurpadora, porque sem a autorização do Stan (o cara) mataram a loira determinada e colocaram a ruiva sem sal no lugar. A atuação da Kirsten Dunst só piorou minha opinião sobre a personagem. Fizeram uma personagem tão mocinha indefesa!
    Enfim, talvez esse filme tenha suas falhas, mas vai me satisfazer mais do que a antiga trilogia.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu adorei a Emma como Gwen...mas acho que a Mary Jane nos primeiros filmes foi melhor trabalhada. Já sabia da morte dela nos quadrinhos, por isso nem ao menos me animei muito com o destino com das próximas sequências. rss
    Eu ainda não consegui desvincular a imagem de Tobey Maguire do personagem. Tivemos 4 filmes com ele contra apenas um do Andrew Garfield. Se ele evoluir no papel não vejo o porquÊ dele também não ser lembrado como o Aranha.
    Se vocês forem conferir o filme voltem aqui pra falarem mais pontos que descordam de mim, hein? ;]

    Abraços, pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Como vai Lucas?

    Ainda não assiti o filme, mas parece ser bem interessante. Acho que não to muito animado por causa das mudanças nos atores e personagens. O trailer me deixou curioso, mas não o suficiente para ir assisti. Tem post novo lá no blog.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Tobey Maguire será eternamente o homem aranha e por esse motivo fiquei com certo receio de ver esse filme. Mas acho que vou dar uma chance ao filme sim. Valew pela dica!
    Beijão!
    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    meulivrocorderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sinceramente nunca gostei do Tobey Maguire como Homem Aranha, achava ele com cara de chorão. Assisti hoje mesmo esse Espetacular Homem-Aranha e vou ser sincera: gostei, apesar de não aguentar mais filmes de super-heróis. Rsrsrs'
    Na minha opinião esse foi melhor do que os outros três filmes juntos e agostei da atuação do Andrew Garfield; ele deu um ar mais cômico ao personagem (que, para mim, não era bem feito pelo Tobey) e uma coisa que achei legal no filme: você vê que o personagem se machuca fisicamente, sente dor e tals. O que nos filmes de super-herói não aparece, como se fossem imortais. Rsrsrs
    Sou suspeita para falar da Emma Stone pq adoro²² ela como atriz. Mas por mais que eu tenha gostado do filme, não acho que mereça uma continuação.

    ResponderExcluir
  8. O filme é bom pela produção, concordo com você. Mas prefiro o aranha mais maduro e adulto, e o impasse com a Mary Jane. Tobey Maguire e Kirsten ftw! :) Achei o Espetacular bom, mas não melhor que a trilogia original. E a comédia achei completamente forçada nesse filme...

    ResponderExcluir