quinta-feira, 31 de maio de 2012

[Fall 2012] 666 Park Avenue - O Problema das adaptações literárias



O amor das emissoras pelo mercado literário tem crescido constantemente. É difícil vermos séries que já não tiveram sua trama publicada em tinta. Falta de originalidade ou nova perspectiva? Enfim, eu sinceramente costumo ficar em cima do muro nesta questão (entendam: ficar em cima do muro não é ruim - normalmente te dá uma visão ampla dos dois lados). Acho o trabalho feito pelas emissoras a cabo, nesse ramo, uma obra de arte - Game of Thrones e True Blood conquistam qualquer um - e tenho até me surpreendido com a qualidade de algumas adaptações que as emissoras abertas costumam nos presentear. Porém - ah! Sempre há um "porém"- é certo se utilizar de um nome apenas para alavancar um bom indice de audiência? Séries que trilham o caminho das "meia-adaptações" não costumam ir muito longe; na verdade, tropeçam feio logo nos seus primeiros episódios.  Ok, estou enrolando demais não é mesmo? É o seguinte: Nesta Fall season (temporada de estreias) a emissora ABC nos presenteará com a "adaptação" de 666 Park Avenue, "baseada" na obra de Gabriella Pierce.


Ao que tudo indica, a trama do livro se dá em volta da vida de Jane Boyle uma mulher que se vê apaixonada pelo ricaço Malcolm Doran. A recíproca se mostra verdadeira e Malcom logo propoem a Jane tentarem mudar de vida,nada mais clichê do que uma mudança de vida na cidade de New York. Lá, Jane conhecerá o temido clã Doran - influente e poderoso - e que guarda terríveis segredos...mágicos.Logo tudo que Jane achava que sabia sobre o mundo e ela mesma vem abaixo. Agora, ela deverá lutar contra habilidades magicas recém descobertas que iram se interpor no caminho do casal.

Sim. Foi isso o que eu entendi do livro pelo que pesquisei na internet. Nenhuma editora ainda deu sinal de vida para uma tradução e futura publicação aqui no Brasil. Se você se interessou, o jeito é ir de Paperback mesmo, minha gente.Mas enfim, o que acharam? Parece um livro bem chicklit com toques de fantasia, certo?Pois então, a ABC resolveu depositar, delicadamente, tudo isso no lixo. Aí vai a sinopse oficial da emissora para o seu futuo piloro:

No endereço sinistro de 666 Park Avenue, o que você desejar pode ser seu. Todos têm necessidades, desejos e ambições. Para os moradores de “The Drake”, estes serão todos cumpridos, cortesia do proprietário do prédio misterioso, Gavin Doran (Terry O’Quinn de Lost). Mas cada contrato vem com um preço. Quando Jane Van Veen (Rachael Taylor de Greys Anatomy/Charlie's Angels) e Henry Martin (Dave Annable de Brothers & Sisters), um casal jovem e idealista do Centro-Oeste, é oferecido a oportunidade de gerenciar o edifício histórico, eles não só são vítimas de maquinações de Doran e sua mulher misteriosa, Olivia (Vanessa Williams de Ugly Betty), mas sem querer começam a experimentar as sombras, as forças sobrenaturais no interior do edifício que aprisionam e colocam em perigo a vida dos residentes no interior. Sensual, sedutor e convidativo, “The Drake” mantém um porão escuro tentando seus moradores, através de suas ambições e desejos.Um drama arrepiante que é o lar de uma luta épica do bem contra o mal. (Fonte: 666parkavenue.com.br)

Deveriamos brincar do jogo dos MIL erros? Bom, acho que não...já é evidente demais que a emissora decidiu apenas usar o nome do livro e de alguns de seus personagens apenas por promoção, propaganda - "Business is business".

Logo abaixo vocês vão encontrar o trailer (preview) da série, mas posso lhes dizer que a mim não convenceu. Pode ser uma série esperada por causa do elenco envolvido, mas falta algo nesse enredo. Ele parece fraco, sem substância.Talvez a culpa seja desse novo formato preguiçoso que as emissoras decidiram adotar, pegam aleatoriamente alguns pontos da trama de um livro como ponto de partida e apenas embelezam um pouco mais.Para mim já basta o cinema botando suas asinhas de fora e tomando liberdades com histórias que não deveriam ser tocadas, e sim apenas reproduzidas.

E vocês, o que acham? 666 Park Avenue tem potencial? Vai funcionar? Qual sua opinião em relação as adaptações de hoje em dia?




5 comentários:

  1. Com o sucesso de séries como True Blood, Vampire Diaries e Game of Thrones as emissoras de tv ficaram com a ideia fixa de que toda série baseada em livros serão sucessos instantâneos, mas o recente fracasso de Secret Circle mostrou que isso não é verdade, se eles produzirem a série de qualquer jeito nem os fãs vão querer assistir. Bem, eu pelo mesnos não fiquei com vontade de assistir esse seriado.

    Clube dos Viciados em Livros e Filmes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Secret Circle era maravilhosa! Estou de luto até agora. Tudo bem que ela era mais como um "prazer culpável", normalmente os episódios não tinha objetivo e etc...mas divertia! E pelo que fiquei sabendo (e acredito mesmo nisso, pois li os quatro primeiro de Vampire Diaries) é que os roteiristas estavam fazendo milagre na série - a história não tinha tanto potencial. Pensando por este aspecto, pode ser que Park Av. também venha a ser um milagre dos roteiristas.
      Ah sim, não deixe de acompanhar aqui n'O Apanhador as próximas séries da Coluna "Fall 2012", você vai ver pelo que trocaram The Secret Circle...dá até dó....

      Obrigado por ter passado por aqui!
      Abraços.

      Excluir
  2. Ou Lucas!
    Bom, também acho bem controversa essa questão de livro x adaptação. É claro que temos muitas adaptações incríveis por ai, mas imagino que o número de adaptações que acabam por rebaixar o veiculo original, que geralmente é de muita qualidade, é ainda maior.
    Entendo perfeitamente quando modificações precisam ser feitas, afinal, transformar um livro em uma série ou filme exige muitas mudanças, tais veículos não possuem a mesma forma de se comunicar que os livros, então essas modificações são mais que comuns e aceitáveis.
    Entretanto, o grande problema disso tudo, é quando, como você mesmo falou, histórias que deveriam ser reproduzidas são completamente modificadas. E em 90% dos casos essas modificações acabam por tirar muito do brilho do original e perde a qualidade.
    Citarei um exemplo pessoal. Hoje assisti o filme Para Sempre, que foi baseado no livro de mesmo nome que li no começo desse mês.
    Era uma adaptação do livro, é claro que era necessário ter mudanças, principalmente se levarmos em conta o modo como o livro é narrado. Porém, a história foi completamente modificada. A estrutura pode até estar no filme, mas o resto é completamente diferente.
    O filme funciona? Sim! O filme é bom. Entretanto, eu senti falta dos valores que foram passados pelo livro e não estavam presentes no filme. A fé da personagem, que não existe no filme. A força que podemos ter quando temos a família ao nosso lado, que no filme é completamente invertido, fazendo até mesmo que a família se torne um tipo de vilã no filme. Acredito que, com esses elementos também presentes no filme, mesmo com tantos modificações, o filme seria muito melhor do que é, e digo mais, poderia até mesma causar mais emoção que o próprio livro!
    Essas coisas que me irritam as vezes. Sou um grande fã de adaptações, mas apenas quando são boas, claro! E acho que a melhor forma de ter um material para televisão ou cinema de boa qualidade é respeitando o veiculo original.
    Quando a essa série, eu já havia visto a promo dele e também não havia me chamado atenção. Não gostei nenhum pouco dessa coisa de gente sendo engulido pelas paredes, sem falar que achei os efeitos bem ruins. Não entrou na minha lista para próxima fall season.
    Enfim, acho que acabei exagerando um pouco no comentário. Não vou ler tudo novamente então é bem provável que ele esteja cheio de erros gramaticais e até mesmo coisas sem sentido. Mas enfim, peço perdão por eles e espero ter conseguido passar o que eu gostaria. Abraço! o/

    www.livreiromaluco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário saiu ótimo Will rss
      Não precisa se preocupar. É muito bom ler estes comentários longos! Hahaha
      Sim sim, creio que me expressei um pouco mal no final da postagem. Mudanças são óbviamente necessárias; afinal, você esta transportando algo de um tipo de arte para outro. Porém, as mudanças devem ser inteligentes e agregar mais valor a obra, não ficar com a aparência de algo vago, colocado ali só pra alimentar algum tipo de público ou algo do gênero. Vi isso na adaptação de Jogos Vorazes, muito bem feita e com mudanças que somente agregaram valor a história e não a desmereceram.
      Eu li sua resenha do "Para Sempre" e outras de outros blogs também.O estilo mais direto do autor talvez não seja aquilo que o cinema romântico procure,eles precisam trabalhar mais com o visual do que com a imaginação das pessoas.
      Os efeitos também não me agradaram nem um pouco! Foi uma das coisas que mais me irritou também. Mas enfim, vou acabar conferindo o piloto quando ele sair, por que eu me conheço na Fall season rss.

      Obrigado por voltar!
      Abraços.

      Excluir
  3. Tinha visto sobre o seriado já mas não sabia que a história era "baseada" em um livro, duvido que vá pra frente como série, afinal esta nas mãos da ABC. Mas como livro me atraiu, achei a capa linda e essa frase "Welcome to the Upper East Side, where the socialites are witches." me seduziu de vez, amo qualquer coisa que envolva bruxas. Triste não ter o livro em hardcover, ia ficar lindo na estante.

    Abraço dr.

    www.4-walls.blogspot.com.br

    ResponderExcluir