sábado, 26 de maio de 2012

[RESENHA #01] A Farsa, de Christopher Reich

Desde que comecei a ter esse costume de devorar livros sempre achei que faltava o gênero mais clichê e clássico da literatura popular na minha estante - os amados e odiados livros de espionagem.


Nesse romance de Christopher Reich, Nós entramos na pele do marido mais dedicado de todos:Dr. Jonathan Ransom..Um cirurgião humanitário com uma séria paixão por alpinismo. Em uma de suas raras férias, decide levar sua esposa, a bela Emma Ransom, para uma temporada nos Alpes Suíços. Esta escalada se transforma na divisora entre a vida que Jonathan conhecia e uma vida cheia de conspirações governamentais. Emma Ransom não é quem ela diz ser.


Devo admitir, a unica coisa que me atraiu no livro foi o fato do protagonista ser um cirurgião membro da Médicos sem fronteiras.Foi também um livro difícil, não por ser complexo,nada disso, mas por eu ter penado pra terminá-lo.O começo é um pouco confuso e você é atirado em uma malha tão grande de informações que não é muito complicado se perder.Porém, o livro vale este esforço inicial.


É também preciso se acostumar com a narrativa de Reich, ela é muito dinâmica e detalhista.A quantidade de pesquisa que o autor teve de fazer é descomunal!Os detalhes são tão minuciosos que não é difícil pensar "Meu Deus, em algum canto do mundo isto pode estar realmente acontecendo!".


(CHRISTOPHER REICH) 

Acho que dar a formação de médico a protagonistas que estão constantemente em risco é uma saída muito fácil. Eles levam tiros, facadas, socos e, mesmo assim, "tá tudo certo"; é só dar agulha e linha esterelizadas que ele está novo e pronto pra outra.Ou seja, se não for bem consruída, a personagem soa como desculpa para sua vida nem um pouco saudável acontecer.Entretando, Jonatham Ransom funciona.


Você se sente desesperado pela condição aflitiva na qual Jonathan se vê preso; assim como para ele, não é dado facilmente ao leitor todas as peças do quebra cabeça e, de início, não se sabe ao certo porque aqueles fatos estão ocorrendo."A Farsa" te faz duvidar; o Dr. Ransom aprende aos poucos que não se pode confiar em ninguém, principalmente naqueles que se mostram mais solícitos. A cada página do livro eu via tudo transmitido para tela de cinema, daqueles tipos de filmes que te fazem pensar junto com a personagem e ao mesmo tempo ficar atento, na ponta da cadeira, se perguntando "E agora?"


O único ponto fraco é o seu desfecho um tanto quanto previsível. Mas as surpresas no decorrer do livro e a vontade de desvendar cada intriga compensam esse "pequeno" detalhe.Além disso, o fim do livro te faz desejar o próximo.


"A Farsa" é o primeiro livro de uma trilogia inteligente, fascinante e perspicaz . Ação, literalmente, na dose certa.No mais, é um excelente candidato a incutir o leitor no vasto mundo dos livros de espionagem.Talvez, assim como eu, o livro não te encante nas primeiras páginas e quando você menos esperar estará totalmente preso à leitura, ansioso para saber qual outra teoria conspiratória Jonathan enfrentará na próxima página.



Título: A Farsa  AutorChristopher Reich   Editora: Sextante 
Notas: |Enredo: 7/10 | Edição: 8/10Entusiasmo: 6/10|


OBS: Ah!Uma última coisa: Eu não conseguir evitar gente, eu tentei, mas foi mais forte.Sempre que escuto uma certa música penso em como a letra é perfeita para a trama.É de uma ótima banda finlandesa chamada Poets of the fall, que valem muito a pena serem ouvidos, aí vai:




20 comentários:

  1. Oi, eu vi seu recadinho no Skoob e resolvi vir aqui dar uma conferida no blog. Achei o Design do blog bem legal.
    Achei a sinopse desse livro bem interessante, talvez uma estória que tenha uma grande pitada de emoção e suspense? Não sei, talvez. Não é um livro daquele tipo: EU TENHO QUE COMPRAR ESSE LIVRO, SE NÃO EU PIRO!!
    hahaha..mas com certeza vou comprá-lo (um dia). Tua resenha me animou ;)

    Então é isso, participando aqui do blog, pois eu acho que não custa nada ajudar as pessoas a crescer naquilo que gosta.

    Então aqui vai, meus parabéns, sucesso e um super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juliana! Primeiro comentário aqui no blog!
      Como eu disse, só fui atraído pelo livro por causa do protagonista. Comecei a lê-lo e desanimei por algum tempo - encostei ele. Quando retomei a leitura e decidi "Certo, agora eu termino isso daqui!" vi o quanto a história era, de fato, maravilhosa. Mas você está certa, em uma livraria eu passaria reto por ele.

      Fico feliz por ter feito você ficar, mesmo que seja só um pouco, com vontade de algum dia conferi-lo. :)

      Obrigado pela colaboração, com certeza significa muito!
      Beijos!

      Excluir
  2. Achei o blog super interessante e a resenha é ótima, eu já estava com vontade de ler esse livro e depois ver a sua opinião me envolvi mais ainda.

    Obrigada pela informação no skoob, adorei a parte da biodiversidade mundial rsrsrs boa criatividade!
    bjux!

    ResponderExcluir
  3. Fui conhecer o seu blog através do skoob e estou aqui conferindo. Achei muito legal a maneira como você organizou tudo (as categorias, o logo...)
    Sobre "A Farsa", meu único contato com espionagem/policial foi com Sherlock Holmes mesmo, mas eu sempre gostei bastante do gênero. Estou pensando em dar uma chance para o livro, sua resenha me animou!

    Parabéns pelo blog, sucesso!
    Beijos
    Fernanda,
    http://toca-da-loba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Os livros de espionagem também estavam faltando na minha estante até algum tempo atrás. Me interessei pelo estilo lendo os livros do Harlan Coben e cada vez mais me interesso pelo gênero.
    Entretanto, não fiquei muito curioso para ler "A Farsa" não. Estou começando a embarcar nesse estilo agora, então prefiro aqueles livros que me deixam grudados do início ao fim da leitura.
    De qualquer maneiro parabenizo você pela resenha que está ótima!
    Abraço! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se trata de espionagem Harlan Coben é um mestre!!!

      Excluir
  5. Olá Lucas!
    Bem-vindo a blogosfera... hehehe
    Adorei seu cantinho e a resenha ficou ótima!
    Ainda não li esse livro, mas vi a sinopse e fiquei bem curiosa e depois da resenha então...
    Já estou seguindo seu blog, sempre que puder dou uma passada aqui.
    Visita meu blog também!
    Bjão!
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom pessoas, esse é um comentário de agradecimento a todos você que atenderam educadamente o meu Spam descarado! x]
    Amanhã o blog já começa sua primeira semana, de fato, um pouco diferente. Trarei algumas noticias e impressões pra vocês do que rola não só com livros, mas também com séries e filmes!

    Mais uma vez obrigado por acreditarem n'O Apanhador de Histórias!
    Voltem sempre!
    Abraços,
    Lucas

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas, tudo bem?
    Confesso que quando recebo recados no Skoob apago sem ler, mas por algum motivo li e o seu e cá estou.

    Gostei do seu blog, seja muito bem vindo à blogosfera.
    Eu tenho um blog desde 2007, mas recentemente me aventurei em fazer resenhas, mesmo não sendo este o foco do blog.

    Eu comecei a ler o segundo livro desta trilogia, eu não sabia que era uma trilogia, cheguei a ler umas 30 páginas de "A Traição" até me dar conta de que ele era o segundo livro, então acabei largando.
    Semana passada comprei os outros dois, o primeiro e o último, e já os coloquei na minha pilha de livros pra ler!

    Ah, eu também tenho essa mania de associar músicas aos livros, cada livro que eu leio, eu crio a trilha sonora pra ele!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Evy. Fico feliz com isso!
      Espera um minuto, você quis dizer que A Traição é o "Terceiro livro", né? D: Se não, fui eu que acabei lendo tudo errado! hahaha

      Que bom! Não estou sozinho nessa! Pensei em criar uma coluna do blog aberta aos visitantes (que também tem essa nossa compulsão) para mandarem sugestões de músicas para livros =]
      Mas isso ainda é só uma ideia, vamos ver...

      Espero que você volte sempre ;]
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, Lucas

    Parabéns pelo blog!
    Estou com esse livro na estante há um tempinho, mas ainda não o peguei para ler. Adoro livros de espionagem e costumo devorá-los! Recomendo Harlan Coben caso ainda não conheça o autor.
    Ah, e adorei a música! Ótima ideia, colocar um link no final da resenha :)

    bj

    ResponderExcluir
  9. Olha achei seu blog realmente muito bom, com um layout bem bonito, tudo bem organizado e postagens interessantes, continue assim, você está no caminho certo. E com relação à resenha, achei bem bacana, preciso correr para comprar essa trilogia do Reich. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Lucas,
    Adorei o layout do blog, muito legal mesmo!
    Depois de ler a resenha do livro, vou colocá-lo na frente da lista para próximas leituras, agora estou super curiosa para ler esse romance de espionagem, aproveitando que já tem um tempo que não leio este gênero, vai ser o próximo, logo que eu acabar a trilogia que estou lendo! Valeu pela dica! ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Vivi!
      Acredito que você não irá se arrepender!
      Boa leitura ;]

      Excluir
  11. Vi seu comentário no meu perfil do skoob, e resolvi passar por aqui. Gostei muito da sua resenha, eu tenho esse livro mas não li ainda, meu pai que já leu gostou muito, apesar de também ter achado um pouco confuso. Lerei um dia rs, tenho muitos outros na minha lista. No mais, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas,
    Acho que eu como tantos outros..rrsrs...também cheguei aqui através do seu comentário no skoob, e queria dizer que achei o blog muito aconchegante. E sua resenha é ótima, pois é assim que gosto de saber o que um livro pode ter a revelar, sem saber nada da história em si, mas sabendo tudo o que ele pode me proporcionar.

    Te convido a conhecer o meu blog...é simples...mas é feito com amor....\o/.. http://amagiareal.blogspot.com/

    Beijokas Elis!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Lucas, eu não aguentei ler esse livro até o final. Achei extremamente chato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      O livro exige um pouco de paciência. Quando você finalmente percebe pra onde a trama esta indo, a leitura deslancha rss
      Se conseguir, dê mais uma chance ao livro! ;]

      Excluir
  14. A história é boa, mas tem cenas que realmente despenca de uma avalanche (comentário pela cena inicial do livro, kk). Estou revendo suas resenhas de livro que ainda tenho que ler, ver se dou chance ou não... Abraços, Lucas.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu encontrei o livro "A farsa" na casa da minha sogra. Eu Não sou muito de lê, porém me chamou atenção esse nome, e fui atrás de saber opinião de outras pessoas... olha só, encontrei o seu rsrsr. Amei seu blog! E achei mais top a sua sinceridade 😄 E agora estou lendo.

    ResponderExcluir