quarta-feira, 30 de maio de 2012

[RESENHA #02] Quem é você Alasca?, de John Green


Você já teve aquela estranha sensação de achar que sua vida não tem qualquer significado? Como se você só tivesse simplesmente existido até então, e não realmente vivido?É assim que Miles Halter, jovem magro, solitário e fissurado por últimas palavras célebres, se sente no auge de sua adolescência. A sua vida é pacata , previsível demais. Miles quer mudar isso, ele quer viver.

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. 


O livro gira em torno deste enigmático tema: "A Busca do Grande Talvez"; O questionamento vem logo a tona "Mas... o que seria este grande talvez?" Poderia ser qualquer coisa no mundo - objeto,situação,pessoa. Miles acha que não conseguirá encontrar o verdadeiro motivo pelo qual vive na segurança, e sim no imprevisível. Por isso, decide mudar drasticamente sua vida ao se matricular em um internato - Culver Creek, escola na qual parte de sua família estudou - a vários Estados de distância daquele em que sempre viveu.

Lá, o jovem encontra um mundo bem diferente do qual estava acostumado e será lá que ele viverá os dias mais intensos de sua juventude. Não demora até que forme uma forte amizade com seu companheiro de quarto, Chip Martin, o Atlas Humano, que sempre adotou o apelido de Coronel na escola; e com outro estudante também amigo de Coronel, Takumi, jovem obcecado em descobrir tudo aquilo que carece de uma solução. Para seguir a tradição, Miles ganha o apelido irônico de Gordo.

Alasca Young surge como um furacão na vida do garoto. Ao mesmo tempo que se mostra uma garota expansiva e de grande afinidade com Miles, também mostra seu lado  genioso, instável e profundamente enigmático. O garoto passa a desejá-la antes que a primeira conversa dos dois termine. 


"Então, voltei para o meu quarto e desabei no beliche debaixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão." - Miles Halter

(JOHN  GREEN)
Alasca é forte e frágil, decidida e insegura, um livro aberto e um enigma.Torna-se o maior desafio da nova vida de Miles decifrá-la. Os dois compartilham a vontade de desvendar as últimas palavras que o estadista Simon Bolívar proferiu na obra de Gabriel Garcia Marques - livro predileto de Alasca - a derradeira  “Como sairei deste labirinto”?

Esta expressão desperta uma profunda reflexão em Miles, seus amigos e, creio eu, até mesmo no leitor. Ela mostra aos poucos ao protagonista como nós somos feitos de nossas vivências, de nossas dores, como são as nossas marcas que tecem a nossa verdadeira preparação para a vida.

Em uma época que os livros juvenis são, no geral, totalmente irreais - Meninas insossas disputadas por seres de outros mundos; jovens que se vem herdeiros de um destino cheio de magia e aventuras - "Quem é você Alasca?" destoa por ter pés no chão. É um livro para jovens porque É sobre jovens. Eu sei, adoro os livros juvenis fantásticos, mas....é o diferente e o incomum que costuma se destacar aos nossos olhos, não é mesmo?

Interessante como no decorrer da leitura eu me sentia como se estivesse fazendo parte daquele inusitado grupo de amigos. Me diverti muito com as situações que todos eles passaram juntos e o desenvolvimento de cada um dos personagens. 

"Quem é você Alasca?" é um livro sobre amizade, sobre a redescoberta da vida,sobre auto perdão. Não sei se teria esta coragem de Miles, apostar todas as fichas em uma completa mudança de vida. Eu ganhei o livro em um último evento que teria com um grupo de amigos (talvez demore muito tempo até juntarmos todos novamente, na melhor das hipóteses) e nele tenho mensagens de todos eles, que serão inesquecíveis para mim. Engraçado como este é o livro perfeito pra abrigar essas palavras.

E você? Teria coragem de partir em busca do seu "Grande Talvez"?



Título: Quem é você, Alasca?  Autor John Green  Editora: Martins Fontes 
Notas: |Enredo: 9/10 | Edição: 8/10Entusiasmo: 9/10|

18 comentários:

  1. Ótima resenha, fiquei até om vontade de ler o livro *-*
    Parabéns, continue assim, você tem muito futuro.

    Beijos.
    http://keziahraiol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Acho a capa desse livro super linda e a estória parece ser encantadora, ainda mais envolvendo todas essas questões de dúvidas

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei a sua resenhe o máximo, descreve bem o livro e faz as pessoas(como eu) ter vontade de comprar e experimentar essa aventura e também olhar par si.

    parabéns pela resenha é uma das melhores que eu já vi.

    ResponderExcluir
  4. Kéhzia: Leia! É um dos livros juvenis que mais se destaca aqui na minha prateleira.

    Samantha: Posso até comentar depois em algum post, mas não sinto vergonha em dizer que a capa é um dos principais fatores pra eu comprar um livro. É o que nos chama a atenção primeiro, não é? Os personagens são ótimos também, depois que o livro termina você sente falta de lê-los rss

    Emmanuelle: Nossa! Fico muito feliz por ouvir isso! Sempre tento tirar alguma coisa importante dos livros (por mais boba que a história seja - o que não é o caso de Alasca), acho que é por isso que temos tanta vontade de ler. Creio que você não irá se arrepender caso o leia ;]

    ResponderExcluir
  5. Que resenha bem escrita, pra alguém que está apenas começando a postar vc já escreve muito bem, no começo eu me atrapalhava um pouco pra escrever resenhas e artigos mas agora já me acostumei.
    A história do livro é interessante, parece que nos faz refletir sobre muitas coisas, é desses livros que eu preciso ler mais, tenho lido muitos desses romances sobrenaturais que vc disse e já estou enjoado de tanto amor.

    Clube dos Viciados em Livros e Filmes

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha e do blog ♥
    Mesmo todo mundo falando bem desse livro ainda tenho um pé atrás com ele, não sei porque...

    Abraços, Muel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo: Fico realmente feliz em saber isso!
    Estou tentando fazer o melhor, mesmo que tenha um tempo tão apertado rss
    A história é muito interessante mesmo, você aprende certas coisas e te dá muita vontade de descobrir qual seria o seu Grande Talvez.

    Quemuel: Ou você ama ou você odeia o livro. Já ouvi muitas pessoas terem dito se decepcionarem depois de terem lido o livro; talvez pela alta expectativa. É complicado quando um livro/série/filme possui um Hype muito grande em volta dele. Porém, eu recomendaria ler Alasca, é uma leitura pacata mas interessantíssima.

    ResponderExcluir
  8. Nossa...essa capa me impressionou, achei muuito linda.
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro antes, mas não tinha me interessado muito...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lucas! Acho a capa bem sóbria e bonita. John Green é bem elogiado. Ontem comprei Paper Towns dele também, estou ansioso pra que chegue logo! Vai ser o primeiro livro que leio do John Green. Parabéns pelo blog e pela resenha! :-)

    Abraços!
    Gabriel Costa
    www.musicatvetc.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Este livro parece ser interessante. Confesso que fiquei altamente interessado em lê-lo.
    Adorei a resenha. Você soube ser verdadeiro com as suas palavras.
    Já estou seguindo o blog. Se puder, passa no meu blog, segue e comenta também.
    Abraço e sucesso!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha. Quem é você Alasca está na minha lista de compras há algum tempo já. Não vejo a hora de vê-lo na minha prateleira :3

    ResponderExcluir
  13. Caramba! A cada resenha que leio desse livro, sinto ainda mais necessidade de comprá-lo. A sua foi perfeita.
    :')

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!!! Concerteza aumentou mais ainda minha vontade de ler este livro =D

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mais ele vai pra minha lista de leitura, acho que vou gostar dele.

    Isso é Interessante - http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi várias pessoas já me falaram deste livro mas ainda não tive a oportunidade de ler.. Espero ler em breve. Ótima resenha!

    http://achadosandcomprados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir