quarta-feira, 6 de junho de 2012

[Resenha #04] A Passagem, de Justin Cronin


Seria 2012 o ano do fim dos tempos?
Caso você não tenha passado os último anos entocado em uma caverna sem conexão wi-fi, creio que já deve estar muito saturado de Maias, calendários e apocalipse.Bem, queira ou não, este é um assunto que fascina muitas pessoas e é curioso ver como cada uma imagina de maneira diferente seu respectivo cenário de fim de mundo. Justin Cronin, por sua vez, imaginou o dele bem demais.


Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte. 


Caso me perguntassem se "A Passagem" é um livro sobre vampiros eu possivelmente negaria. O livro vai um pouco mais além: explora até onde vai a loucura humana e a neurose do homem em conseguir perpetuar a sua insignificância.Retrata como estamos na iminência de transpor o limite que a natureza impôs à nossa espécie.


A trama é extensa, não pelo número de páginas, mas pelo intervalo de tempo que abrange; em suas 800 páginas passamos por 1000 anos de história. A quantidade de personagens também é absurda.Mesmo assim, o leitor consegue se identificar com vários deles, consegue até mesmo criar uma lista de seus favoritos.


Bom, eu aconselharia a não se apagar a nenhum personagem, mas o autor deixa esta tarefa quase impossível. Cada um deles possui o seu carisma e atrativos únicos( bem como defeitos e desvios de caráter - "por que não?").Cronin transforma sua ficção na mantenedora de personagens assustadoramente reais.


(JUSTIN CRONIN)
"Mas, enfim...o livro envolve ou não vampiros?"Bem, de certa forma sim."A Passagem" criou seu próprio tipo de criatura da escuridão que se assemelha de longe com os conhecidos sugadores.A explicação da criação desses seres é muitíssimo interessante, pois é puramente biológica; o autor não recorre ao desconhecido e sim ao tangível.


O que mais se destaca no livro não é a sua narrativa e sim a naturalidade dos diálogos.É impressionante a facilidade com que você consegue imaginar plenamente a cena, os trejeitos e expressões sem que elas sejam muita detalhadas na narração.Isto torna a leitura muito mais prazerosa.


Após terminar o livro fui pesquisar um pouco sobre o autor(mais pra frente muitos de vocês irão reparar neste meu costume) e acabei achando uma entrevista dele a um programa de televisão norte-americano.Fiquei impressionado ao saber que todo este enredo rico e muito bem construído saiu de uma caminhada no parque com sua filha de 14 anos.Este fato chega a ser tão engraçado e, ao mesmo tempo, irritante que quase me leva a crer em predestinação.


"A Passagem" é o primeiro livro da trilogia prometida por Cronin.Fica difícil imaginar, ainda mais depois que se termina a leitura, que reste criatividade suficiente no autor. O livro ainda consegue criar ganchos inteligentes para a sua sequência "Os Doze". Ah sim! Devo dizer que o final é de deixar qualquer leitor se afogando em agonia até o lançamento do próximo volume (ainda este ano nos EUA e no Brasil)


Conclusão? A forma como Cronin critica a busca da humanidade pela metafórica pedra filosofal não é tão sútiil quanto parece. O autor alerta que este ato de extrema prepotência pode levar a algo muito pior que o rápido extermínio - pode levar ao desespero e a um fim agonizante.Exagero meu?Bem, quem leu "A Passagem" sabe o quanto a falta de algo tão trivial de nosso cotidiano pode se transformar no único fio tênue que assegura a permanência da espécia humana na Terra. Não há vida sem Luz.



Título: A Passagem  Autor Justin Cronin  Editora: Arqueiro 
Notas: |Enredo: 10/10 | Edição: 08/10Entusiasmo: 09/10|



Nota: Estou planejando trazer pra vocês em uma coluna o meu cast ideal caso o livro se torne filme. Vamos ver como andam as coisas, se vocês curtem esta ideia - comentem. ;]

12 comentários:

  1. olá obrigada por seguir meu blog,já estou seguindo o seu também.Parabéns ele é muito legal!beijos.

    ResponderExcluir
  2. Quero tanto ler esse livro. Mas fiz uma promessa de não começar "continuações" enquanto não acabar as que tenho pra ler.
    Xxx
    http://pytunplugged.blogspot.com.br/
    adorei a renha de quem é você, Alasca e já estou seguindo o seu blog :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas, já tinha lido uma resenha sobre esse livro e agora fiquei ainda mais curiosa para ler! Parece ser uma ótima leitura, espero poder ler em breve!!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de vampiros, sua resenha ficou otima. Quero ver se compro ainda esse ano esse livro. Adorei o blog e obrigado pelo comentario lá no blog. Seguindo aqui!

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempão que vi esse livro pela primeira vez, mas sempre fico adiando e comprando outros na frente, então ainda não li s: Não sabia que era uma trilogia! A história parece ser muito boa, diferente :)
    Larissa, Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Faz muito tempo que ando querendo ler esse livro, mas não sei porque fico adiando comprá-lo. Após ler a sua resenha, que foi muito bem escrita parabéns, fiquei querendo lê-lo ainda mais! E eu não sabia que era uma trilogia, fiquei até surpresa haha Adoro livros que abordam uma história diferente de outras que vemos serem repetidas ao longo dos livros só que com palavras diferentes. Tenho milhares de livros aqui em casa a espera de serem lidos, mas vou esquecer de todos eles e vou ler a passagem. Espero não me decepcionar, o que eu tenho certeza que não vai acontecer.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Estou super de acordo. Amei o livro A Passagem (estou com a resenha dele programada lá no blogg rs) e quero com certeza reler antes de sair a continuação. Se enquadra hoje dentre os meus livros preferidos, e eu não tiro e nem ponho nada da tua resenha, ficou perfeita. Adorei saber que toda a história saiu de uma conversa com a filha dele, realmente, é de se pensar em predestinação hahaha

    ResponderExcluir
  8. Tenho mta vontade de ler A Passagem, mas um livro de 800 páginas para mim no momento não dá =/
    Ano que vem quem sabe ^^

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  9. Lucas, esse é mais um livro da minha lista "must read", pena que anda tão caro... vou ter de esperar um pouquinho pra te-lo em minha coleção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique sempre de olho no site Submarino. O livro costuma ter umas promoções imperdíveis. Comprei o meu assim. ;]

      Excluir
  10. Desculpe pela demora em "responder" ao seu pedido...

    Estou lendo o livro, e devo dizer que o autor simpesmente sabe o que fazer para cativar o leitor, e quando digo isso bão estou simplesmente falando que ele escreve bem, quero dizer que ele me impressionou de uma forma surreal com os acontecimentos.
    Espero terminar a leitura em breve, já que pretendo voltar às "cronicas de gelo e fogo", série que me cativou desde a primeira página, no primeiro livro.

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir