sábado, 9 de junho de 2012

[Resenha #05] O Quinto frasco, de Michael Palmer


O 11 de Setembro foi obra do próprio Governo americano? Há muito mais por detrás do assassinato de J.F.K?A morte de Lady Di foi planejada pela família real? O homem não pisou na lua em 1969?Bem, você já deve ter entendido... o assunto hoje é: teorias conspiratórias.Talvez sejam poucas as verdades que todos nós sabemos; muitos, inclusive, adoram caçar estas teorias e defendê-las com unhas e dentes. Já Michael Palmer nos faz questionar muitas coisas sobre uma das carreiras consideradas mais nobres: A medicina.

Qual o fim das amostras de sangue tiradas regularmente nos laboratórios médicos ao redor do mundo? Será que possuem alguma serventia, além de prover o diagnóstico do paciente? Quais interesses estão em jogo? Em Boston, a estudante de medicina Natalie Reis é enviada por seu mentor a um congresso sobre transplantes no Rio de Janeiro em um momento conturbado de sua vida acadêmica - após enfrentar seu superior na residência médica, é suspensa da faculdade por quatro meses. Em um hospital na África Ocidental, o cientista Joseph Anson, que está morrendo de uma incurável moléstia do pulmão, desenvolve uma substância que pode salvar milhões de vidas. Em Chicago, Ben Callahan, um detetive até então desiludido com sua vida, está determinado a encontrar a identidade de um jovem, morto em uma pequena estrada da Flórida, com misteriosas marcas pelo corpo. Essas pessoas aparentemente não possuem ligação entre si, mas algo fará com que seus caminhos se cruzem e suas vidas se liguem para sempre.

Há muito tempo tinha vontade de experimentar esta leitura;aliás, foi um dos primeiros livros que inseri no meu perfil do Skoob. Se eu me decepcionei? não seria um "sim" com muita entonação - eu acho. Na verdade, esperava mais. Mas antes que os fãs do livro possam extirpar o meu pulmão esquerdo: o livro é bom sim, só não conseguiu me atingir.


Bem, se você não gosta de vários protagonistas em um mesmo livro é bom não chegar perto de "O Quinto Frasco".Ele é do tipo que envolve um mistério central e várias histórias, a princípio, desconectadas.Porém, todos já sabem que elas se interligarão, não há nenhum segredo nisto.Vá preparado para 3 protagonistas que abordarão temas como: superação, dever de justiça e busca da paz interior.

Em "O Quinto Frasco" damos uma olhadada no lado obscuro da medicina; como as pessoas podem confundir o abismo entre manter e controlar a vida humana. Vemos o quanto a arrogânica é um perigo além do imaginável quando em mãos muito poderosas. Você seria capaz de decidir quem merece ou não viver?

Acho brilhante quando os autores colocam epígrafes (citações) no começo de seus capítulos. No começo achei que Palmer fosse um fã ferrenho de Platão; porém, fui notando que havia muita mais por detrás dessa fixação. O autor estava me dando dicas o tempo todo! Sou um pouco lerdo pra livros investigativos, eu sou daqueles que não é difícil surpreender com o óbvio, então achei a jogada bem interessante.

(MICHAEL PALMER)
Quando vi que o Brasil era um dos palcos do livro cheguei a ser ingênuo "Olha só, estamos bem, hein?". Não, não estamos. Conforme uma das storylines se desenvolvia eu sentia cada vez mais vergonha. Acho que não é novidade pra ninguém: brasileiro não tem muita moral lá fora. O enredo desta personagem foi uma sucessão de fatos tão sofríveis que poderiam pertencer a uma novela colombiana (porque pra mexicana ainda falta um pouco mais de conteúdo).É tão artificial fazer a personagem só comer o pão que o diabo amassou que acabei ficando um pouco cansado desta trama em especial. Uma pena, porque era a personagem que eu mais achei que iria me prender à história no início do livro. O fato é: Palmer não mostra o lado bonito da cidade do Rio de Janeiro.  

As personagens não são tão profundas e o destino de uma delas é bem prevísivel. Em relação ao das outras duas, o que eu tenho a dizer é: De onde o autor tirou aquilo? Tinha como ter dado uma conclusão mais descabida como aquela? O fim não convence nem um pouco.O que chega a ser lamentável, porque o clímax é maravilhoso! 

Achei interessantísmo o fato do autor ter, no fim do livro, feito uma colêtanea especial sobre transplantes de órgãos, foi uma ótima atitude. São poucos aqueles que conhecem muito a fundo este assunto e a cartilha resumida apresentada por Palmer (com referências para pesquisas posteriores) é uma iniciativa que, ao meu ver, todo autor deveria ter; principalmente aqueles que tocam em assuntos tão delicados. A edição é muito bonita e diferente, achei muito legal terem feito o frasco da capa com texturas próprias do vidro e da tampa. A Prumo fez um belo trabalho; afinal, traduziram as considerações do autor sobre transplantes que eu citei acima, sendo que poderiam ter sido tratadas como informações dispensavéis (felizmente não foram!)

No mais, o livro agrada por ser, além de uma boa distração,  uma leitura de conscientização.Já ouvi falar que o mundo dos laboratórios não é um dos mais limpos em questões morais e Palmer escancara alguns dos problemas que nós estamos sujeitos ao confiarmos cegamente neste sistema. Creio que ao irem em uma coleta de sangue, depois de lerem "O Quinto Frasco",  muitos nunca mais olharão da mesma forma para os frascos com tampa verde.

Título: O Quinto Frasco  Autor Michael Palmer  Editora: Prumo 
Notas: |Enredo: 06/10 | Edição: 09/10Entusiasmo: 05/10|

7 comentários:

  1. E ai? Como vai? Gostei do blog e aqui estou eu de novo, rsrsrs.

    O livro parece ser interessante, mas acho que não conseguiu me prender, sua resenha ta otima, mas sei lá acho que é pq não é meu estilo literario. Tem resenha nova lá no blog. Te espero lá.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A resenha tá ótima e muito bem escrita, mas não sei se teria "saco" pra ler um livro que aborda esse tema. Não queri um dia ir tirar sangue e ficar pensando o que diabos estão fazendo com o pobre dentro do laboratório além de analisarem rsrsrsrsrs.
    Também acho que o pessoal lá de fora não tem uma visão muito boa do Brasil... Seja em livros ou filmes, o país na maioria das vezes é retratado como o país do carnaval, cheio de sujeira, gente safada, pobreza e coisas do tipo... Até no livro da Hilary Duff, Elixir, por mais que a autora tenha sido "suave e simpática" em descrever o país (em plena época de carnaval, pra variar só um pouco ¬¬), fiquei com a mesma impressão, como sempre fico...

    Mas enfim, até que despertou uma curiosidade, mas acho que esse eu passo porque não é o estilo de livro que gosto de ler.

    Parabéns pelo blog e pela resenha

    Passa lá no meu tb!

    Flávia
    http://livrosechocolate.blogspot.com

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o modo como você escreve, mas acho que o tema do livro não me agradaria muito. Eu adoro pessoas que desafiam as teorias conspiratórias até eu mesmo gosto de desafiá-las, pois mesmo que na maioria das vezes possam parecer muito verdadeiras, lá no fundo pode ser uma mera invenção humana.
    Sobre o fato da visão ruim que os estrangeiros tem de nós, eu acho que poderia ser revertido sim, porém começando de nós, cada um fazendo a sua parte, roubos, furtos, drogas e desmatamento só pioram nossa imagem lá fora, e isso ás vezes chega a me dar vergonha, não de quem eu sou, mas de quem nós aparentamos ser.

    Adorei seu blog, super organizado e bonito, já estou seguindo, em geral você está super de parabéns, rsrs.

    Obrigado por visitar o meu também, se puder retribuir o comentário lá eu ficaria feliz

    Abraços

    Jayme | www.livrosnapipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. vixe, e agora? até me deu medo,rs, ta na lista dos meus "vou ler" tomara que não me decepcione com ele...

    ResponderExcluir
  5. Ah, cheguei a ver esse livro a venda em uma livraria mas fiquei na dúvida. Ler sobre o lado obscuro da medicina parece ser bem interessante mas é muito chato quando as histórias dos personagens, seus destinos, são previsíveis demais. /:

    ResponderExcluir
  6. Oi meninos!

    Quando esse livro foi lançado eu o ganhei numa promoção literária da comunidade Viciados em Livros.

    Ainda não o li, como também realizo promoções literárias e tenho outras atividades nesse meio, além do básico do dia a dia de um ser humano, trabalhar, ser dona de casa, etc... (rsss...) me faltou tempo, na verdade, os quase 240 livros que estão na minha estante no skoob em "vou ler", estão também na minha estante aqui de casa e O Quinto Frasco é um deles.

    É um livro que me instiga muito, apesar de ser um romance o tema aborda uma realidade mundial.

    Quanto ao fato de o Brasil estar presente sob uma forma negativa, bem, isso não me incomoda muito primeiro porque o Brasil dá motivos para isso, já sabemos, né, e depois porque o livro é um romance e como tal, talvez o negativismo sobre o nosso país tenha sido propositadamente aumentado pra criar um clima importante para a história.

    Bem, minha curiosidade foi novamente aguçada pela sua resenha, Lucas, que é bem capaz que terminando as leituras atuais O Cemitério de Praga de Umberto Eco e A Convidada de S. Beauvoir eu lei O Quinto Frasco. Esses dois livros que leio são leituras profundas e por isso mesmo já faz um bom tempo que os estou lendo, não são histórias que se lê de um dia para o outro. Estou mais adiantada com O Cemitério e a-man-do! A Convidada fica no carro, leio apenas quando preciso encarar uma fila de banco, pego um congestionamento, etc.

    Quando o ler volto aqui para deixar minhas reais impressões.

    Aproveito para convidá-los a serem seguidores do blog Comunidade Resenhas Literárias, temos resenhas lá para todos os gostos, ok?

    E como disse aí também realizo promoções, hoje mesmo termina a do livro @amor de Daniel Glattauer, se quiserem, ainda dá tempo de participar.

    Lucas, parabéns pelo blog, viu?

    bj, meninos, da angel ;)
    http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/groups/210356992365271/
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36063717

    ResponderExcluir
  7. Esse livro poderia ter sido melhor se não se perdesse de vez em quando. Acabou tomando alguns rumos que me dispersaram a atenção. Mas adoro Michael e é uma pena que ele seja tão pouco traduzido no Brasil. Adoro suspense médico e ele é um grande representante desse gênero. Muito bom seu blog, adorei sua prosa e a estrutura. Como sei que gosta de suspense médico queria convidá-lo a visitar o meu no qual Tess é figura frequente em minhas listas e ressenhas.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/07/sete-medicas-que-amamos.html

    ResponderExcluir