sexta-feira, 22 de junho de 2012

[Resenha #08] Deuses americanos, de Neil Gaiman



 Qual seria sua reação ao saber que deuses realmente existem? Mais do que isso, eles podem estar ao seu lado no ônibus, podem ser o frentista do posto que você costuma abastecer o carro ou, quem sabe, podem ser um de seus vizinhos. Neil Gaiman nos trás uma epopeia em prosa moderna; faz o seu leitor pensar até onde aquilo que acredita é o imaginário ou a pura e simples realidade.


Shadow, um presidiário, é liberado da prisão antes de cumprir totalmente sua pena. Perdido, acaba por conhecer um homem misterioso, chamado Wednesday, que será muito mais importante na vida de Shadow do que ele imagina. Na verdade, Wednesday é um antigo deus. Ele está percorrendo os Estados Unidos a fim de reunir seus companheiros esquecidos para uma batalha épica contra as divindades do mundo moderno: internet, televisão, cartões de crédito, telefone, rádio... Shadow aceita ajudar Wednesday, e eles se lançam a uma tempestade psicoespiritual que se torna demasiadamente real em suas manifestações.Armado somente de seus truques com moedas e alguma determinação, Shadow inicia uma viagem fantástica pela superfície visível das coisas - ao seu redor, sob ela -, literalmente descobrindo todos os poderosos mitos que os imigrantes europeus trouxeram com eles quando chegaram àquelas terras, assim como os que já viviam lá.

Quando finalmente terminei o livro (o que foi uma batalha de semanas, diga-se de passagem) entendi o porquê de tanta atenção dada a Neil Gaiman. Sim, ele é brilhante; sim, ele é genial. Pude finalmente provar a leitura do autor e não sai nem um pouco decepcionado, apenas feliz por ter descoberto uma mente tão magnífica.

Seguimos os passos de Shadow, ex-presidiário e atual guarda costas de uma figura muito estranha - Wednesday. Shadow, eu diria, é uma das personagens mais intrigantes que já tive a oportunidade de ler e imaginar. O protagonista consegue enganar o leitor ao seu respeito, em dados momentos pensamos que ele é apenas mais um peão no tabuleiro, enquanto em outros, podemos nos deliciar com a inteligência rústica e a perspicácia do rapaz. 


(NEIL GAIMAN)
Acredito que muitos, assim como eu, ao lerem a respeito do livro devem ficar com aquela impressão Olimpiana "Eu já li algo parecido". Sim, muitos podem comparar erroneamente a obra de Gaiman com a de Riordan; também acredito que os fãs do primeiro gostariam de pendurar esses pré julgadores em uma árvore e oferecer as almas dos mesmos a Odin. Devo confessar que quase fui parar em tal árvore. Eu sei, a ideia geral das tramas são bem parecidas, mas não atribuam "falta de originalidade" à lista de características de Gaiman, nem pensem em cometer tal injustiça.Gaiman brinca com a realidade das crenças; já Riordan, com a fantasia que há nelas.


A obra de Gaiman cativa o leitor por ser crua, ácida, sarcástica. Ela é provocante ao ponto de você se enxergar nas diversas críticas sutis espalhadas pelo livro. "Deuses americanos" transmite uma aura de podridão não só à humanidade ignorante e sim aos deuses que ela tanto adora.


"As pessoas acreditavam, Shadow pensou.É isso que as pessoas fazem.Acreditam.E depois não se responsabilizam por suas crenças; fazem coisas aparecer e depois não acreditam nas aparições. As pessoas povoam a escuridão com fantasmas, deuses, elétrons e história. As pessoas imaginam e acreditam, e é essa crença, essas crença sólida como a pedra, que faz as coisas acontecerem." - pág 403



O título acaba generalizando o conteúdo da obra; não são somente os deuses que foram vítimas do imaginário humano e, por fim, trazidos para o território americano. Entidades místicas, elfos, duendes também fazem parte dos milhares de seres que povoam atualmente as Américas.O livro questiona como estas figuras onipotentes são escravas da conveniência humana. Ao contrário dos que muitos imaginam, os deuses mostram-se muito mais dependentes dos homens do que o contrário. Sem adoração, um deus perece.

É nesta vertente que a grande tensão do livro é criada. Entidades já muito antigas, anteriores até mesmo ao Novo mundo, estão perdendo suas forças devido à queda de seus nomes no desconhecimento. Agora, os fortes são os novos deuses adorados pela humanidade "Mídia", "internet", "Tecnologia", "Automóvel", dentre outros. Estes últimos querem o mundo só para si, não querem dividi-los com velharias. A tempestade se aproxima, é o começo de uma guerra épica.


O que achei bem interessante foi o caráter antológico presente em diversas partes do livro. O autor, nas trocas de cenas, as vezes nos entregava novas histórias. Não fiquem assustados, tudo é muito bem planejado e construído. Essas histórias tem começo, meio e fim em poucas páginas; na verdade, elas trazem uma breve história sobre os responsáveis por terem trazido os deuses até a América. É, com certeza, um ponto de destaque do livro.


O final é realmente bem feito, mas mesmo assim eu senti falta de um "algo mais". Também tive a impressão que o autor decidiu atar de última hora várias pontas soltas. Por favor, se alguém entender o desfecho da Sam poderia voltar aqui e me explicar? No mais Gaiman consegue dar um fim decente a todas suas personagens e até mesmo soluciona um crime cometido no meio do livro! Achei incrível isso.

Já há algum tempo ouvi uma notícia muito interessante, "Deuses Americanos" ganharia sua versão televisiva para uma das melhores redes a cabo norte americana: HBO. O canal teria até mesmo feito um acordo de 6 temporadas para uma série baseada no livro;porém, há muito tempo que não é divulgada nenhuma novidade sobre o assunto. Torço para que se concretize.

Diagramação simples, capa horrível. Sucinto assim, como Gaiman. A "edição especial" da Conrad, ao meu ver, poderia fazer mais jus ao "especial".

"Deuses americanos" promove uma viagem incrível ao leitor, Gaiman nos dá uma visão do que ocorre por detrás do palco. A jornada de Shadow não é um "país das maravilhas", mas encontramos o mesmo teor alucinógeno e sonhador a cada passo dado pelo protagonista rumo ao conhecimento pleno. Dá próxima vez que forem viajar ou se mudarem para algum país, tomem muito cuidado para não aprisionarem suas crenças nesses novos territórios. 

Título: Deuses americanos  Autor Neil Gaiman  Editora: Conrad 
Notas: |Enredo: 10/10 | Edição: 05/10Entusiasmo: 09/10| 

19 comentários:

  1. A resenha está ótima! Eu sou louca para ler esse livro e fiquei com mais vontade ainda depois de ler um conto do Gaiman onde ele utiliza o personagem Shadow (só não lembro se o conto está em Coisa Frágeis V. 1 ou 2).

    Não li O Quinto Frasco, vou dar uma olhada na resenha aqui. (:

    Viva Para Contar realmente é um livro incrível, tive até pesadelos. x: É uma história bem forte, especialmente por envolver crianças com problemas psicológicos sérios, mas é altamente viciante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que o Shadow aparece em outras obras do Gaiman?? Caramba, agora fiquei com mais vontade ainda de pegar essas duas obras antológicas pra ler!
      Eu realmente quero ler "Viva para contar", vamos ver se consigo com a promo do seu blog, né Paula? rss

      Obrigado pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. Ainn senhor mais uma vez você me surpreende com suas resenhas Lucas!
    Esse livro não me chamou muito a atenção,mas quem sabe um dia não leio?Boa Resenha!
    Beijokas....
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mas genteeem, que resenha !!
    Ainda não conhecia o livro, você sempre desvendando novas obras para mim, hehe.
    Adorei a história, bem mística...

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nana: Para com isso Nana, assi que fico mal acostumado! hahaha

    Ba: Obrigado! =D É isso meso que eu quero, apresentar coisas novas a vocês! Tem que ter uma paciência de Jó pro livro, ele é meio infinito...mas vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  5. Por incrível que pareça eu estou lendo Deuses Americanos agora. (: Comprei a versão pocket em inglês por menos de 10 reais na saraiva e estou lendo a passos de tartaruga porque ne, livro do Neil Gaiman em inglês e ainda cheio de letras miúdas... Complicado. :3
    Eu sou fascinada³ por Neil Gaiman, e até agora estou amando a história. Engraçado como todos os livros dele pra mim tem aquele começo de narrativa BEM com cara de "livro infantil" mesmo quando o protagonista é um ex presidiário.
    Recomendo horrores o livro Stardust - O mistério da Estrela e Coisas Frágeis volume 1 e 2. (:

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme "stardust" é maravilhoso! Gostei bastante...mas acredito que tenha destoado bastante do original do Gaiman, o filme não tem a cara da narrativa dele rss. Vou tentar ler! Já Coisas frágeis, sempre me dá aquela vontade de agarrar as promoções da submarino delas...agora fiquei com mais vontade ainda sabendo que tem um conto sobre o Shadow lá!

      Obrigado pelas dicas Layn
      Beijos!

      Excluir
    2. Sim, o filme não é nem um pouco parecido com o livro se você for levar em conta o clima da narrativa e até alguns pontos da história. Mas o livro em si é mágico, toda a diagramação, a capa, as ilustrações, as descrições dos capítulos, tudo. <3#
      Coisas Frágeis Vol 1 tem um conto muito³ incrível chamado Um estudo em Esmeralda que mistura o Sherlock Holmes com o universo do H.P Lovecraft em The Call of Cthulhu (não o filme, pls). É logo o primeiro conto, e já te deixa sem fôlego. :3

      taiyounorakuen.blogspot.com

      Excluir
    3. Nossa...acho que PRECISO deste livro. hahahah

      Excluir
  6. Nossa, que interessante. Realmente já escutei falar sobre ele, e todos sempre elogiam seus livros. Ah, a respeito de Riordan, nunca li os livros dele e nem pretendo. Modinha demais, e eu odeio isso.
    Resenha 10.
    bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Nikki..eu também peguei o primeiro Percy pra ler com este tipo de pensamento. Acabou que eu li o livro de 400 páginas em uma única madrugada rss
      Não custa dar uma chance, a saga Percy Jackson é mais atraente do que você pode imaginar. tem modinha que presta rss

      Obrigado pelo elogio! =D
      beijos

      Excluir
  7. Preciso dizer que a resenha esta perfeita?

    Lucas, você escreve divinamente bem. Ao mesmo tempo que sua escrita é séria, ela é envolvente , não te deixa cansado ou com vontade de dormir. Pelo contrário ela te instiga a querer ler mais e mais. Já sobre o livro, eu achei a história bem peculiar e interessante. Eu tenho duas obras do Neil, Coisas frágeis vol 1 e vol 2 mas, até hoje não li. Depois de você tecer tantos elogios sobre o autor, acabou me aguçando uma vontade imensa de lê-los o mais rápido possível. Parabéns pelo Blog, e pela resenha.

    Beijos,
    Djenifer Dias
    Dezesseis não é criança

    ResponderExcluir
  8. A resenha está ótima, muito bem escrita. Sempre quis ler alguma coisa do Gaiman, tenho aqui "Lugar Nenhum", e sua resenha só me deixou mais ansiosa para lê-lo.
    Parabéns pelo blog.

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Comprei os dois Coisas Frágeis do Neil, que eu namorava há tempos, numa super promo do Submarino. Infelizmente não estou conseguindo ler tanto quanto gostaria, e não li estes ainda. :( Mas se eu gostar com certeza este estará na lista!

    Obrigada pelo comentário no blog. The Heavy é sensacional! Acho uma pena eu só ter conhecido agora, haha.

    Beijos,
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Obrgado Mayara, espero que conheça em breve Neil Gaiman. Não irá se arrepender!

    Bruna, eu passei a desejar demais coisas frágeis depois deste post. O pessoal fala muito bem e ainda tem mais um "pedaço" de deuses americanos por lá. Espero lê-lo em breve.
    The heavy tocou em Rookie Blue uma vez e foi uma das músicas que mais marcou a série pra mim. Achei uma coincidência tremenda você postar a mesma música lá no seu blog! hahaha

    Obrigado pela visita! ;]
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii..... tbm tô louca pra ler ele!!!!!!

    Mas vai demorar um pouco viu. =/

    Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  12. Comprei ele e os dois volumes de Coisas Frágeis no submarino. Também comprei ha uma semana Lugar Nenhum e estou suuuper ansiosa pela entrega!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro está na minha lista de desejados do Skoob e depois de ler tua resenha, sinto mais vontade ainda de lê-lo. Estou lendo algo semelhante "Desastre" de S. G. Browsne, onde as entidades que controlam nossas vidas como Fado, Destino, Gula, Luxúria e Alegria são descritos como tendo também defeitos humanos, muito bom. Indico a leitura pra que gostou desse do Gaiman.

    ResponderExcluir
  14. Essa capa da Conrad é feia mesmo, aheuhaeea. Mas ao menos a obra é espetacular e supera qualquer detalhe semelhante. Sou fã do Gaiman, e Deuses Americanos está entre as principais obras dele na minha estante. <3

    Abraços,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br/tag/neil-gaiman

    ResponderExcluir